Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de julho de 2019

A GRANDE MURALHA DA CHINA - Nicéas

             Um imperador obcecado pelo medo das invasões dos bárbaros, sacrificou uma geração de seu povo para construí-la.
             Dois mil anos mais tarde, na época da Revolução Francesa, a Inglaterra era o país mais poderoso e adiantado do mundo; entretanto, um cientista daqueles tempos relativamente modernos disse que a Grande Muralha tinha mais tijolos e pedras que todos os edifícios então existentes nas Ilhas Britânicas. Um matemático calculou que com os materiais empregados na sua construção se poderia erguer um muro de 2,40 metros de altura por 90 centímetros de largura, que daria a volta à terra pelo equador.
          A Grande Muralha começa às margens do mas e termina no Planalto do Tibete, conhecido também pela denominação de "Teto do Mundo". 
                 Se você estivesse na Lua, talvez a única obra realizada pelo homem que poderia ver de lá sem telescópio seria a Grande Muralha da China, que, após 22 séculos, permanece de pé como o maior feito do homem. 


                    Na verdade, as primeiras muralhas chinesas não foram construídas como defesa contra inimigos exteriores; a sua construção foi provocada por assuntos internos dos chineses. Foi desta forma que o Estado Tchu nos princípios do século VI a.C. se protegeu por meio de uma muralha fronteiriça, doas ataques dos estados vizinhos do norte,  e nos séculos seguintes os Estados Tchi e Vei seguiram seu exemplo. Por volta do ano 320 a. C., o mesmo fizeram os Chin, e uns dez anos mais tarde juntaram-se exemplos históricos os Tchau e os Yen. Em geral os muros teriam sido feitos de terra, com torres de vigilância.  
                   O Imperador Tchi Huang-ti (221 - 210 a.C.) foi o primeiro a promover a construção de uma Grande Muralha com defesas viradas para o exterior; o  principal objetivo era manter os "bárbaros" e os "demônios" fora de seu território. As  tores tinham cerca de 10 metros de altura por 6 metros de largura e eram ocupadas por sentinelas. Este imperador empregou seu próprio exército nesta construção. Segundo conta a história tradicional ele empregou cerca de 300.000 soldados na grande obra. Conta-se também que, para aumentar a rapidez da obra, mandou abrir as prisões e, assim, ladrões, assassinos e todo o tipo de criminosos conseguiram sua parcial liberdade. Mesmo assim não foi o suficiente para chegar ao objetivo (rapidez) pretendido e então ele determinou que a população participasse. Centenas de milhares de trabalhadores forçados morreram de esgotamento ou de febre. 
                 No ano  209 a.C. houve uma grande revolta popular devido aos maus tratos e às mortes em escala industrial. Soldados e trabalhadores forçados abandonaram o território fronteiriço; por essa razão o hunos, em pouco tempo, conseguiram conquistar os terrenos insuficientemente protegidos pela Grande Muralha. As reações bélicas dos chineses não tiveram sucesso. Também de nada adiantava pagar tributos aos hunos; foi necessário promover casamentos entre as princesas imperiais e os chefes hunos. 
                  O plano para construção de uma nova e mais duradoura muralha, de 3290  quilômetros ("va-li-tchang-tchen") parece ter ocorrido somente no século XIV. 
               Para se ter ima ideia mais precisa sobre o tamanho da Grande Muralha seria imaginar que se pudesse esticar uma corda de um extremo a outro; levando esta corda para a Europa e estendendo-a aí, ela cobriria ma distância que vai de Paris até quase ao centro da Ucrânia (1840 km), e ainda se acrescentasse mais corda para compensar as curvas da Muralha, e em seguida a esticasse outra vez de Paris, iria além da cidade de Bagdá. 
                                No Egito o povo (escravos e prisioneiros) sofriam semelhante ambição pela ignorância religiosa  que, sobre intensa tortura, eram obrigados aos mais terríveis sofrimentos na construção das imensas pirâmides. 
                A mente que idealizou essa "monstruosa construção" foi a do imperador Chi Huang-ti. Chi era filho de uma "bailarina ambulante",  de quem um príncipe se havia enamorado. Subiu ao poder depois da morte do pai, no ano 246 antes de Cristo, com a idade de 13 anos.  Na época a China era um reino de Estados separados, que estavam sempre em pé de guerra. O jovem e ambicioso imperador empreendeu a tarefa de unificar esses Estados para assim formar um império poderoso. Esse jovem possuía um dom especial para escolher excelentes generais e primeiros-ministros inteligentes. Em sete anos, com o auxílio destes, subjugou todos os seus vizinhos.  Desde os limites do norte da China moderna até ao rio Iã-tsê e deste o Mar Amarelo até a Província de Szechwam, no Oeste, a sua palavra era lei. 
                 Como todo o Rei paranoico, vivia em permanente pânico, sentindo-se ameaçado por tudo. A fim de impedir que seus velhos inimigos tramassem a sua deposição, Chi levou os mais ricos e poderosos dentre eles para sua capital, Hsienyang. Aí eles viviam no esplendor total, como senhores da corte, mas afastados dos seus fiéis seguidores. Chi construiu para eles palácios exatamente iguais aos seus. Esses palácios estavam situados num terreno que media 500 quilômetros quadrados, obedecendo a um desenho que reproduzia na Terra o caminho celestial das estrelas da Via-Láctea. 
                 Apesar disso, o imperador vivia inquieto, sempre com medo da morte. Um oráculo previra que sua queda seria provocada por "Hu", vocábulo que, entre outras coisas, significa bárbaro. Chi estava certo de que o vidente se referia aos bárbaros do Norte, que desde 500 anos antes eram o terror dos lavradores chineses. Deu tratos á imaginação procurando uma forma segura de proteger o império e assim nasceu a ideia fantástica de construir uma gigantescsa muralha intransponível. 
                    Ninguém pode negar que trata-se de uma maravilhosa engenharia, mas que exigiu enorme sacrifícios do povo, e muitos pagaram com a própria vida. 
            Quase todas as pessoas fisicamente aptas foram recrutadas para trabalhar na construção da Grande Muralha. Obrigados sob constantes chicotadas dos capatazes, os operários, atemorizados, eram forçados a cavar dois fossos paralelos separados 7,50 metros, nos quais assentavam depois blocos de granito e tijolos até a altura de seis metros. Enchiam de terra o espaço entre os fossos. Finalmente, levantavam um parapeito de 1,50, em cima da Muralha. 
                    Nos primeiros 500 quilômetros quase não encontraram um trecho de terreno plano, e os operários tinham de arrastar pesados blocos por encostas muito íngremes. Mesmo nos cumes mais distantes as chicotadas dos capatazes garantiam que o corte e o acabamento dos blocos de granito fossem feitos com tanto esmero como se destinassem ao palácio imperial de Chi. Engenheiros modernos afirmam que a Grande Muralha dificilmente poderia ser sobrepujada atualmente em sua construção. 
                Os mensageiros enviados pelas famílias dos que trabalhavam na muralha, levando-lhes roupas e víveres, só muito raras vezes chegavam ao seu destino. Muitos ao chegarem no destino  não mais encontravam seus familiares, pois estes já haviam morrido. Outros nem chegavam até o destino pelo  medo de também serem forçados a trabalhar.  Os trabalhadores que ofereciam resistência ao recrutamento para trabalhar eram arrastados até a Grande Muralha e enterrados vivos nela. Como alimentos escassos e as roupas transformadas em farrapos, quase apodrecendo em vida, muitos adoeciam e morriam. Seus corpos iam ficando pelo chão, confundindo-se com a terra da Muralha, até que a transformaram no maior cemitério do mundo. Isto acontecia com a maior naturalidade, pois ninguém perdia tempo em fazer um sepultamento digno. Os corpos simplesmente passavam a fazer parte do aterro da Muralha. 
                   No oeste de pequim encontraram um terreno que que era um barreiro. Aí, em vez de granito, tinham que amarrar entre si troncos muito pesados, com os quais formavam muros paralelos, enchendo de terra o espaço entre eles. Uma longa fila de operários, cada um carregando às costas um bambu com duas grandes cestas de terra suspensas  das extremidades enchia o caminho, enquanto outros socavam a terra. Ao terminar cada seção, retiravam os troncos e continuavam a obra, sucessivamente, em todo o percurso. A Grande Muralha mantinha-se em pé, toda feita de barro comprimido. 
                À medida em que parte da Grande Muralha ia sendo concluída guerreiros eram colocados sobre ela. 
                 Ao londo de toda a muralha e a intervalos de 1.500 metros construíam-se fortins, instalando-se um batalhão de soldados em cada um destes. Sempre havia arqueiros alerta com suas flechas nas torres salientes. Cada  guerreiro tinha sob sua guarda 200 metros em ambos os lados; havia oito sentinelas cada quilômetro e meio. Uma grande guarnição achava-se permanentemente aquartelada atrás de todos os setores terminados. Reunidos, esses soldados formaram o primeiro exército regular do mundo, que alcançava um total de três milhões de homens. A cada um destes eram concedidas áreas de terreno pelos serviços prestados, as quais eles se dedicavam a lavrar nos intervalos livres de trabalho na Muralha. 
                 A Muralha terminada percorria, em curvas atrevidas, a superfície da Terra; escalava montanhas de quilômetro e meio de altura, descia vales profundos, subia gargantas e atravessava rios. Sua construção terminava à beira de um precipício de 60 metros e à vista de um rio com águas de espumas brancas. 
               Não se sabe exatamente quanto tempo demorou a construção da Muralha. Chi empregou uma quantidade enorme de trabalhadores e, além disso, incorporou-lhe muitos quilômetros de outras muralhas já construídas. Há um historiador que supõe ter a obra durado cerca de 18 anos; outros asseguram que só foi terminada por imperadores sucessivos. 
                A Grande Muralha impediu as invasões durante mais de 1400 anos. E, então, no século XIII, surgiu o grande Gengis-cã. Esse guerreiro mongol, um dos conquistadores mais terríveis que o mundo já conheceu, tomou de assalto a Grande Muralha e invadiu a China; mas nem mesmo ele conseguiu conquistá-la definitivamente. 
                   Aos mongóis sucederam no poder os imperadores da dinastia "Ming". Durante 300 anos, estes reforçaram e acrescentaram novos trechos á Muralha . Os manchus, outro povo mongol, procedente do Norte, abriram brechas em seus muros, em 1644, após um cerco de 30 anos, apoderando-se da China. O que resta, hoje, é, em parte, a muralha original do Imperador Chi e a maior parte dela é a que foi construída pela dinastia dos "Ming". Há setores que estão otimamente conservados, mas algumas das partes antigas foram reduzidas pelos ventos do Oeste a simples montões de terra. 
                 Essa incrível Muralha, que custou o sacrifício e a vida de uma geração, mas que, também, é certo, salvou uma centena de gerações, perdura e assim continuará por muito tempo. 
                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário