Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de março de 2011

LUIS DE CAMÕES

                                             LUIS DE CAMÕES
Ainda hoje, muita coisa de vida de Camões continua obscura, inclusive o lugar certo de seu nascimento.
Alguns historiadores citam como sendo Lisboa e outros Coimbra, Pôrto, Santarem e Alenquer. No entanto, esta última cidade parece ser a verdadeira, pois o poeta fala na "pátria minha de Alenquer".  Dizem alguns que era descendente de Vasco da Gama pelo lado materno. É suficiente a leitura de suas obras para verificar-se a profundidade de sua cultura, tipicamente renascentista.
Segundo os seus biógrafos, em 1542 ele se achava em Lisboa, onde parece ter freqüentado a corte de D.João III. Três amores marcaram a sua vida desta época e lhe deram inspiração para os seus sonetos quase autobiográficos. A principal parece ter sido a dama do paço, D. Catarina de Ataíde, aquela a quem mais o poeta amou e por quem também mais sofreu. Camões tinha 18 anos quando a conheceu. Ele mesmo conta que foi numa Sexta-Feira, na igreja das Chagas, em lisboa. Por sua causa caiu no desagrado do rei e no da família de Catarina e foi obrigado a deixar a côrte, sendo desterrado para Coimbra. As duas outras mulheres de sua vida também chamavam-se Catarina: a da Gama e a de Lima.
Em 1545, o poeta luta em Ceuta contra os mouros e perde o seu olho direito em combate. Voltando a Lisboa, envolve-se em várias aventuras, inclusive sendo prêso devido a um duelo. No dia 16 de junho de 1553, em uma arruaça de rua, toma partido contra o príncipe real D.João, mas escapa da pena de morte, sendo porém desterrado para a Índia. Vai então para Goa e depois para Macau onde é nomeado Provedor-Mor dos Defuntos e Ausentes. Foi em uma gruta de Macau, que ainda hoje tem seu nome, que começou a escrever "Os Lusíadas", onde descreve a epopéia de Vasco da Gama. Permanece dois anos no cargo, sendo obrigado a deixá-lo sob a acusação de prevaricador. Este fato é estranho porque Camões nunca se deixou seduzir pelo vil metal.
Em 1559 vai para Goa em companhia de uma jóvem chinesa a quem amava. O naviu naufragou na foz do rio Mekonk, a jovem morre, mas Camões salva-se a nado, levando em uma das mãos o manuscrito dos Lusíadas, já em faze avançada de composição. Ali permanece até 1567, quando volta para Portugal. Nesta viagem, não se sabe por quais razões, o capitão do navio deixou o poeta em Moçambique. Foi lá que Diogo Couto o encontrou vivendo na pobreza e praticamente sem amigos.
No início de 1570 volta para Lisboa com o amigo Diogo Couto.
Foi em 1571 que obteve a licença da inquisição para publicar "os Lusíadas", que vieram a público em 1572. Em 28 de junho de 1572, mediante alvará de D.Sebastião, foi finalmente gratificado com uma pensão periódica anual de 15.000 reis, pelo período de três anos.
Em 10 de junho de 1580, morreu miserável num hospital de Lisboa.
Além de "Os Lusíadas", somente uma pequena parte da obra do grande Camões foi publicada em vida do autor; três pequenas peças líricas, publicadas em livros alheios.
Atualmente, graças ao trabalho de pesquisadores, sob critérios de crítica textual, pode atribuir-se a  Camões, com prudência e ainda  com possibilidade de revisão posterior: 211 sonetos, 15 canções, 3 sextimas, 13 odes, 11 elegias, 5 oitavas, 9 éclogas, 142 redondilhas, 3 autos (Anfitriões, Filodemo e El-rei Seleuco), e 4 cartas. Sobre "Os Lusíadas", sua obra prima, nunca pairaram dúvidas.
                                               "Os Lusíadas - Canto IX"
Ó que famintos beijos na floresta,
E que mimoso choro que soava!
Que afagos tão suaves que íra honesta,
Que em risinhos alegres se tornava!
Que mais passam na manhã, e na sesta,
Que Vênus com prazeres inflamava!
Melhor é experimentá-lo que julgá-lo,
Mas julgue-o quem não pode experimentá-lo.
.
Camões, acima de tudo, foi um notável artista e habil orquestrador de todos os recursos possíveis da língua portuguesa. Dominou quase todas as formas de poesia de que dispunha na época, tornando-a veículo de sentimentos, sensações e idéias que ninguém jamais tinha transmitido.
Nicéas Romeo Zanchett
                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário