Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de março de 2011

CHARLES CHAPLIN NÃO CRIOU CARLITOS


                                   Billie Ritchie   e      Charles Chaplin
                    CHARLES CHAPLIN NÃO CRIOU CARLITOS
               Quando ouvimos falar em Carlitos nos vem logo à memória a imagem de Charles Chaplin. Muito justo. Foi com o personagem Carlitos que Chaplin se tornou o maior cômico do mundo. O que a maioria dos fãs inveterados não sabe é que a figura de Carlitos foi criação de Billie Ritchie para o personagem "O Bêbado". Billie nasceu na Escócia em 14 de setembro de 1878. Apesar de ter criado o personagem, foi Chaplin que o tornou inesquecível na figura do vagabundo Carlitos.
                    A versão mais confiável da história é a de que, no seu primeiro dia de trabalho no estúdio da velha Keystone, Chaplin vestiu as calças de Chico Bóia (Roscoe Arbuckie), calçou os sapatos de Ford Sterling e imitou os gestos de Max Linder. Foi este traje associado aos gestos, também emprestados, que abriram-lhe a estrada do sucesso quando ainda ninguém sabia seu nome. Entretanto foi Billie Ritcie , cômico ingles , quem primeiro usou as calças largas, os sapatos enormes, o chapéu-coco, a bengalinha, os pulinhos e tudo o mais que Carlitos, personagem de Chaplin, depois teria imitado.
                    Em junho de 1929, o jornalista brasileiro Adhemar Gonzaga esteve em Hollywood tentando entrevistar  Chaplin para esclarecer a polêmica, mas só foi atendido por Henry Bergstein, comediante barrigudo que fez vários papeis nas fitas de Carlitos e que também interpretava muitas comédias com Billie Ritchie.
                  Quando alguém conseguia furar a blindagem de Chaplin e lhe perguntava a respeito Billie ele dizia que nada se lembrava. Embora tenha trabalhado ao lado de Billie na companhia de Fred Karno, em Londres, dizia que não o conhecia. Muitos detalhes sobre esta história são encontrados no livro de Ademar Gonzaga -Uma Vida A Serviço de Um Ideal: Cinema Brasileiro- . Na página 188 do livro "Cine Mundial, de maio de 1916, o cronista F.G.Orteha escreveu: "Billie Ritchie, que leva o estandarte cômico da Universal, se caracterizava de forma bastante parecida com Charles Chaplin, embora ele nos assegure que começou a usar o seu bigode em 1877, bem antes de Chaplin nascer. Em entrevista de 1917 Billie Ritchie disse  que usou seu make-up, pela primeira vez, em seu show de Vaudeville ao lado de suas três irmãs em 1887.
                   Charles Chaplin nasceu em 16 de abril de 1889 no bairro pobre de East Lane, Walworth, em Londres. Filho de um alcoólatra que o abandonou com sua mãe, atriz Hannah Hill, quando tinha apenas um ano. Aos cinco anos teve sua primeira aparição num palco mambembe onde sua mãe apresentava a peça "A Cantina". Era um teatrinho no Aldershot frequentado principalmente por soldados. O menino Chaplin estava em pé nos bastidores quando a voz de sua mãe começou a falhar. O público começou a rir, cantar em falsete e miar como gatos. O barulho foi ensurdecedor e ela viu-se obrigada a sair do palco. Neste momento, sob a luz dos refletores, Chaplin entrou no palco e começou a cantar, acompanhado pela orquestra que tentava acertar o ton. Era uma velha cantiga intitulada Jack Jones e no meio dela uma chuva de moedas desabou sobre o pequeno cantor. Naquele momento nascia o artista que se tornaria um mito do cinema cômico.
                  Entre sua primeira aparição e o nascimento de Carlitos em 1914, Chales Spencer Chaplin lutou muito pela vida, principalmente fora do palco. Foi garoto de recados, recepcionista de laboratório médico, tipógrafo e entregador de mercearia. Chegou a fazer algumas pontas no teatro como empregado de Sherlock Holmes. Aos 21 anos, quando integrava a companhia de Fred Karno, viajou para os Estados Unidos e lá foi visto pelo diretor da Keystone, Mack Sennett, que o contratou. Aqui começa sua história de sucesso.
                  Com 25 anos, Chaplin já era uma espécie de veterano do music-hall inglês. Numa noite, Mack Sennett e sua mulher (a estrela) Mabel Normand estavam à procura de um substituto para o astro Ford Sterling, quando assistiram "A Night in the English Music Hall" e gostaram muito do ator que fazia o papel de um bêbado. Contrataram-no por 150 dólares por semana. Em seu primeiro filme Charles fez o papel de um vigarista que se fazia passar por lorde inglês para impressionar uma família rica e assim poder namorar a filha. Naquele mesmo ano de 1914 atuou em 35 curtas metragens de 10 minutos cada. Daí para a fama definitiva foi um pulo.
                   Não há duvida de que a figura de Carlitos já existia antes de Chaplin nascer, mas isto em nada diminue seu mérito de grande criador. Billie Ritchie teve seus momentos de glória, mas foi Chaplin que tornou o personagem "Bêbado" no grande "Carlitos" que o mundo sempre admirou.

FRASES FAMOSAS DE CHAPLIN
!Tive a pior infância que pode ter tido um ente humano na face da terra".
"A beleza plástica é o que mais importa na tela".
"O cinema é uma arte pictórica, jamais usarei a palavra em meus filmes, ela destruiria a ilusão que eu quero criar, a de um personagem que não é uma realidade, mas uma ideia humorística, uma abstração cômica".
.
Nicéas Romeo Zanchett
Meu blog > AMOR E SEXO http://amoresexo-arte.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário