CONTOS E OBSERVAÇÕES DO TALMUDE
Uma Parábola sobre a Democracia
Diz o Rabino Josué Ben Levi que enquanto as baixas camadas se submeterem à direção das altas camadas da sociedade, tudo irá bem. As últimas decretam, e Deus confirma. Daí resulta a prosperidade do Estado. Mas quando as altas camadas, por motivos corruptos ou falta de firmeza, se submetem, ou são influenciadas pelas opiniões das camadas sociais, é certo caírem juntas; e a destruição do Estado será inevitável. Para ilustrar esta verdade importante, relatou a seguinte "fábula da cauda e da cabeça da serpente"
A cauda da serpente tinha seguido por muito tempo a direção da cabeça, e tudo estava bem. Um dia começou a estar descontente com este arranjo da natureza, e dirigiu-se nestes termos à cabeça:
- Ha muito tempo que observo com indignação o teu injusto procedimento. Em todas as nossas viagens, és tu que tomas a dianteira, enquanto eu como um criado servil, sou obrigada a seguir-te. Apareces primeiro em toda a parte, mas eu como um escravo miserável tenho que ficar atrás. Isto é justo? É direito? Não sou eu um membro do mesmo corpo? Porque não poderei dirigi-lo tão bem como tu?
- Tu, exclamou a cabeça, tu, rabo imbecil, queres dirigir o corpo? Não tens olhos para ver o perigo, nem ouvidos para te avisarem dele, nem cérebro para o evitar. Não compreendes que é para tua vantagem que eu dirijo e guio?
- Para minha vantagem, não é verdade, disse a cauda. Isso é a linguagem de todos os usurpadores. Pretendem reger para o bem dos seus escravos; mas não me submeterei por mais tempo a semelhante estado de coisas. Insisto por tomar a dianteira por minha vez.
- Pois bem, replicou a cabeça, assim seja. Guia tu.
A cauda regozijou-se, e tomou a dianteira. A primeira façanha foi arrastar o corpo para uma fossa de lodo. A situação não era das mais agradáveis. A cauda lutou muito, andou às apalpadelas, e com grande esforço conseguira sair; mas o corpo estava todo coberto de imundice e lama, que não parecia pertencer à mesma criatura. A façanha seguinte foi embaraçar-se entre garças e espinhos. A dor foi intensa; o corpo inteiro se feriu; quanto mais se debatia, mais fundas eram as feridas. Aqui teria acabado a miserável existência, se a cabeça não tivesse vindo em seu auxílio, livrando-a da situação perigosa. Não contente, ainda teimou em levar a dianteira. Continuou a marchar; e quis o acaso que entrasse numa fornalha acesa. Bem depressa começou a sentir os terríveis efeitos do elemento destrutivo. O corpo inteiro ficou congestionado; foi um lance terrível. A cabeça mais uma vez se apressou a conceder-lhe o auxílio amigável. mas ai dela! era tarde. A cauda já estava consumida. O fogo bem depressa chegou às partes vitais do corpo, que foi destruído, e a cabeça arrasada na ruína total.
Qual foi a causa da destruição da cabeça? Pois não foi permitir ser guiada pela cauda imbecil? Tal será seguramente o destino das altas camadas se se permitirem ser dominadas pelos prejuízos populares.
O QUE É O TALMUDE
O Talmude é a grande coleção de leis judaicas, parábolas, comentários bíblicos, etc., não compreendidos no Velho Testamento. É dividido em duas partes, a Michna e a Gemara, a primeira um digesto, feito pelo Rabino Juda, aproximadamente em 200 d.C., de todas as tradições antecedentes e das decisões rabínicas; a segunda é uma serie de comentários sobre a primeira, feitos alguns séculos mais tarde. Há dois Talmudes, o de Jerusalém e o de Babilônia; o primeiro consta das decisões e comentários dos rabinos da palestina, desde o século segundo ao meado do quinto; o outro, das decisões dos rabinos de Babilônio, desde 190 d.C. ao século sétimo.
Nicéas Romeo Zanchett
Vocês não estão entendo o que está acontecendo com o nosso Brasil? É que a atual administração (leia-se PT e seus aliados) é a cauda da serpente; não sabem administrar. "Não existe ventos favoráveis para quem desconhece o rumo do porto".
Não é por acaso que está ocorrendo manifestações violentas nas ruas de grandes cidades. E, naturalmente, não se trata apenas de uma luta do povo para não pagar mais 20 centavos nas passagens; é que já não aguenta mais tanta espoliação e o aumento das passagens foi a gota d'água. Hoje o Brasil é o país mais corrupto do mundo, onde os políticos praticam as mais descaradas espoliações. Não querem aumentar os salários dos professores e até os rebaixam, mas aumentam os seus sempre acima da inflação. Trabalhamos mais de cinco meses só para manter as suas mordomias e de seus apadrinhados e comissionados. A inflação já está corroendo os salários; há um sistemático desmonte de nossas instituições; a nossa industria está sucateada e brevemente seremos um pais sem emprego. ACORDA BRASIL!!!!
A democracia ainda é o melhor instrumento, mas só funciona com cabeças de pessoas honestas e competentes no comando. Quem está comandando o Brasil são os mesmos que lutaram para implantar o comunismo, nos moldes de Cuba, e foram impedidos pelas nossas Forças Armadas. Hoje eles posam de defensores da democracia, mas quem viveu naqueles tempos sabe que é mentira. Iam para as ruas assaltar bancos, sequestrar autoridades e agora reclamam que os militares não os recebiam com carinho e flores. É preciso compreender que eram os militares que estavam no poder e tinham o dever de defender o país. Houve repressão sim, mas o AI 5 só aconteceu porque eles forçaram com seus atos terroristas.
VANTAGENS E PERIGOS DA DEMOCRACIA <<< LEIA LEIA TAMBÉM >>>>>>>>>>>>>A DEMOCRACIA COMO INSTRUMENTO DE ESPOLIAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário