Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de julho de 2012

O SORRISO DE CADA UM

                                      O SORRISO DE CADA UM
O sorriso é um estado de espírito que brota da alma. Mas são inúmeras as pessoas que tem medo de sorrir. Geralmente isso acontece porque existe constrangimento em mostrar os dentes devido a defeitos que muitas vezes vem da infância e nunca foram tratados adequadamente. No mundo moderno, em que as pessoas estão constantemente expostas, o problema se torna uma doença psicológica. 
A odontologia estética teve grande avanço e está em perfeitas condições de ajudar as pessoas a encontrarem a aparência desejada, melhorar a saúde oral como um todo e, em conseqüência, o bem-estar emocional, elevando a auto-estima e a auto-imagem. Um embelezamento do sorriso provoca aumento positivo da auto-imagem, tornando a pessoa mais confiante e segura na vida diária. A melhora da auto-estima pode estimulá-la a reativar planos de vida que haviam sido descartados pela falta de autoconfiança. 
Atualmente a odontologia estética tornou-se alvo de muito interesse, mas as pessoas ainda desconhecem o que pode ser feito para ter um belo sorriso. Ela ajuda a adultos que talvez desde a infância e adolescência sintam-se embaraçados para sorrir por causa de dentes defeituosos ou com alterações de cor. Problemas como esses podem até ter mudado o curso de vida de um jovem que, por medo do seu sorriso, acabou trilhando um caminho profissional que não desejava. 
São muito variados os motivos pelos quais as pessoas procuram o tratamento estético, mas os que mais se destacam são: os casos de vítimas de acidentes automobilísticos ou esportivos; crianças com dentes fraturados em acidentes durante brincadeiras, ou o simples uso de chupeta que muitas vezes causa desvio na direção do crescimento do maxilar;  idosos desejando uma aparência mais jóvem e saudável; artistas, modelos, políticos e personalidades envolvidas com a mídia além de muitos outros. Mas ela não existe apenas para pessoas importantes e destacadas, e sim para pessoas comuns como você e eu. 
Estes e outros problemas podem ser resolvidos aprimorando o sorriso e a aparência pessoal com um todo através de uma variedade de técnicas hoje disponíveis em boas clínicas odontológicas. 
Com o aumento da longevidade e o aprimoramento da prevenção, bem como das técnicas conservadoras, cada vez mais idosos mantém seus dentes naturais. Com a ajuda das novas técnicas e dos materiais disponíveis, pessoas da terceira idade estão apresentando um sorriso com aparência jovem, saudável e atraente. Os novos materiais e as técnicas adesivas dão aos dentes aparência natural e os recupera e protege nas regiões que tenham sofrido desgastes prejudiciais. 
O uso de produtos da odontologia estética só deve ser utilizado com orientação de dentistas especializados. O simples clareamento com gel branqueador nem sempre é indicado. O sorriso bege também é natural e bonito. Seu dentista pode clareá-lo, mas o tratamento vai mudar quimicamente a estrutura da matriz mineral. Segundo os especialistas, o clareamento não é indicado para dentes mortos, que sofreram tratamento de canal. O paciente deve ainda estar com os dentres tratados, sem cáries ou doença periodontal. Portanto, o gel vendido em famácias e importadoras é totalmente contra-indicado. O mau uso do gel oferece riscos aos dentes. Já o gel recomendado ou aplicado por dentistas pode dar excelentes resultados de branqueamento, mas não são indicados para todos os casos de dentes escurecidos. É fundamental que o tratamento com gel clareador seja sempre orientado por um dentista. 
Para dentes muito danificados, há o recurso das coberturas de jaquetas de porcelana. Geralmente são usadas para corrigir toda a boca e duram de cinco a dez anos, dependendo do tratamento e cuidados. O tratamento deve se adequar ao sexo, à idade e à personalidade do paciente. Dentes muito brancos numa pessoa com idade avançada ficam estranhos e até chocantes. Dentes com formas muito delicadas não combinam com homens, tampouco um sorriso angular e forte não fica bem numa mulher.  A arte de encontrar a cor mais adequada é um trabalho que muito depende do dentista e do protético. 
As jaquetas de porcelana são uma solução de beleza e naturalidade. A odontologia moderna permite a reconstrução de dentes sem utilização de metal em baixo da porcelana, dando-lhes resistência e naturalidade, mas só o conhecimento técnico e o bom senso do dentista determinarão o melhor tratamento. Não se trata apenas de vaidade, mas de correção de dentes danificados, corroídos pelo tempo ou por produtos químicos e mal-formados. Entretanto, quem sofre de bruxismo, por exemplo, não pode usá-las. É que o ranger de dentes à noite pode quebrar as jaquetas. Nesse caso o dentista saberá encontrar outra solução.
As resinas restauradoras são materiais relativamente novos, de baixo custo e excelentes resultados para restaurar dentes fraturados, obturar cavidades causadas por cáries e também é utilizada para buscar o clareamento. Elas não têm a durabilidade das porcelanas, mas podem resistir por mais de cinco anos quando bem cuidadas. 
As facetas de porcelana são mais simples do que as jaquetas e também oferecem ótimos resultados estéticos. Podem ser usadas em dentes desalinhados na arcada ou destruídos pelo fumo, pelo álcool ou até por refrigerantes ácidos. Alguns dentistas não aconselham seu uso porque suas lâminas (postas como unhas postiças) têm pequena durabilidade e favorecem as cáries por eventualmente permitirem acúmulo de alimentos entre o dente e a lâmina.
Os implantes dentários tiveram propaganda negativa porque clínicas e profissionais gananciosos e desonestos os usaram sem os devidos cuidados. Em busca exclusivamente de dinheiro rápido, eles prometiam verdadeiros milagres em curto espaço de tempo. 
Implantes dentários fixos são indicados apenas nos casos em que o dente e a raíz não têm mais salvação. Os implantes de titânio integram-se totalmente ao osso da boca e se transformam na raiz que sustentará definitivamente a prótese dentária. Eles têm sido o "sonho de consumo" de muitas pessoas que se sentem inseguras para sorrir, comer e até falar com conforto. 
Graças à evolução das técnicas dos implantes dentários nas últimas décadas, muitas pessoas venceram as barreiras dos aparelhos móveis e hoje levam uma vida social normal, desfrutando de uma especial capacidade mastigatória. Entretanto, muitos pacientes não possuem estrutura óssea mínima para receber os implantes de titânio. São pessoas que atravessaram longo tempo sem os dentes, provocando atrofia óssea, ou acidentes e infecções no passado, que levaram à perda de osso nos maxilares, impossibilitando o tratamento. Para casos assim vislumbra-se técnicas de transplantes ósseos e enxertos de materiais para estimulação do crescimento ósseo nos maxilares. Esse procedimento visa primeiro restaurar o osso onde posteriormente será implantado o pino de titânio. Trata-se, portanto, de uma técnica avançada que em muitos casos exige até internação. 
Como podemos concluir, para cada caso existe uma solução. Até as velhas "chapas móveis", que criam pavor pela possibilidade de se soltar da boca a qualquer momento, podem ser fixadas por pinos. 
O paciente que pretende ter êxito em seu tratamento precisa ter consciência de que não existe milagre, principalmente em termos de tempo. Cada caso deve ser avaliado individualmente. Com certeza seu dentista saberá conduzí-lo pelo melhor caminho e no mais curto espaço de tempo, mas nunca se deve esquecer que todo o "paciente", que quer um bom trabalho, tem que ter "paciência" e confiar no seu dentista.
.
NOTA FINAL: Este artigo não é, de forma alguma, uma orientação médica odontológica.  Trata-se de uma simples postagem sobre as pesquisas  que fiz para meu próprio conhecimento e que certamente servirá para outros pacientes que, leigos como eu, desejam algumas informações sobre este importante tema. 
Nicéas Romeo Zanchett
http://amoresexo-arte.blogspot.com/
http://amoresexo-volume1.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário