Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A TEORIA DO BIG BANG


                                     A TEORIA DO BIG BANG
Segundo a teoria dos cientistas, o cosmos foi criado a partir de uma grande explosão, que deu origem a tudo o que existe. Com complicados cálculos afirma que o Universo nasceu há cerca de 13 bilhões de anos, a partir da tal explosão. Esta afirmação baseia-se em evidências e fenômenos observados hoje no cosmos onde se encontram os prováveis resquícios da explosão original.
Apesar de ser a idéia mais aceita pela ciência, o Big Bang nunca foi comprovado e é bem provável que nunca o seja.  Por essa razão é que se trata apenas de uma teoria.
Os cientistas do Centro Europeu de Física Nuclear (Cern), laboratório que abriga o mais potente acelerador de partículas do mundo, estão tentando recriar o Big Bang com seus experimentos.
Na década de 1950, a teoria chegou a ser ameaçada pelo modelo do estado estacionário, que dizia que o Universo teria sido o mesmo em todos os lugares e em todos  tempos.
Outro questionamento surge quando se pensa naquilo que poderia existir antes do Big Bang. Na opinião do astrofísico brasileiro Marcelo Gleiser, autor do livro "A Dança do Universo", não existia simplesmente nada. Ele afirma que nunca houve um "antes" e que este tipo de pergunta é fruto de preconceito, de querer encontrar um evento anterior a tudo. O tempo simplesmente não existia. Ele surgiu na criação originada no próprio Big Bang.
No que se refere à descrição dos fenômenos do início do Universo, podemos concluir que ainda não há uma teoria que possa ser dada como absolutamente certa e definitiva.
A teoria tem a seguinte cronologia:
a) No primeiro segundo ocorre o Big Bang;
b) No período de 01 segundo a 03 minutos a temperatura caiu de 100 bilhões para cerca de 01 bilhão de graus Célsius, permitindo o surgimento dos primeiros elementos: hélio e hidrogênio;
c) No período de 03 minutos a 300 mil anos, a partir do hélio e hidrogênio, surgiram os prótons, elétrons e nêutrons que se combinaram formando os primeiros átomos;
d) No período de 300 mil a 01 bilhão de anos formaram-se as primeiras estrelas;
e) No período de 01 a 05 bilhões de anos os grupos de estrelas deram origem às galáxias;
f) No período de 05 a 13 bilhões de anos ocorreu o nascimento do Sol, da Terra e do nosso sistema planetário.
Apesar de todo o avanço científico e tecnológico, muitas pessoas continuam acreditando que o mundo foi criado por uma entidade suprema. Esta crença tem seu principal alicerce no fato de que nenhuma teoria foi totalmente provada e, portanto, continua sendo apenas uma teoria. É nesta lacuna de dúvidas que todas as religiões têm seu conceito-base afirmando a seus seguidores que o mundo foi criação de um ser superior, mas também não explicam como surgiu este ser superior. Isto nos leva a concluir que também se trata de uma teoria.  
Nicéas Romeo Zanchett
http://gotasdeculturauniversal.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário