Total de visualizações de página

sábado, 9 de junho de 2012

OS MALES DO CIGARRO..

                                          OS MALES DO CIGARRO
                  Sempre se fala dos diversos malefícios causados pelo hábito de fumar. Mas é preciso esclarecer que fumar não prejudica apenas a saúde, afeta também sua aparência.                          
                Reuni alguns ítens que o ajudarão a refletir sobre o assunto.
RUGAS PREMATURAS
              Preste atenção em duas mulheres da mesma idade: uma fumante e outra não fumante.  Quando se é jovems fica mais fácil enganar a si própria, mas depois dos 30 anos as conseqüências do fumo são assustadoras. Está mais do que comprovado que o fumo acelera o envelhecimento. As rugas e pés-de-galinha aparecem antes da hora e podem facilmente serem vistas até mesmo ao redor dos lábios.
            O monóxido de carbono dos cigarros é resultado da combustão do fumo e do papel. Quando se traga este monóxido se reduz o oxigênio na corrente sangüínea e, portanto, na pele que fica ressecada.  A nicotina provoca liberação de adrenalina que contrai os vasos sangüíneos e o rosto reflete isso perdendo seu saudável tom rosado.                                                      
OS OLHOS DO FUMANTE
O monóxido de carbono reduz muito a quantidade de oxigênio necessário para nutrir os vasos que irrigam os olhos. Como conseqüência ficam avermelhados. Além disso a fumaça contém substâncias que congestionam olhos sensíveis, especialmente de quem usa lentes de contato.
PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS
              Ao liberar adrenalina, contraindo os vasos sanguíneos, a nicotina deixa a circulação mais lenta, reduzindo a quantidade de sangue nas extremidades do corpo: pés, pele, mãos e outros membros. Com o passar do tempo as artérias do fumante ficam sujeitas a entupimento. Como conseqüência pode causar gangrena e ser necessário até amputação das partes afetadas. 
A CAPACIDADE FÍSICA
                    Todo o fumante tem sangue de má qualidade e pobre de oxigênio. Para oxigenar os músculos o coração precisa fazer muito mais esforço. O sangue é forçado a percorrer um sistema circulatório apertado e deficiente. Como resultado temos uma pessoa que ofega ao menor esforço, vive tossindo, tem chiado no peito e uma aparência nada radiante. Isto se reflete em todos os momentos da sua vida. Não consegue prolongar um exercício e nem manter uma ereção. Para o homem a impotência sexual é inevitável e para a mulher o desinteresse pelo sexo chega cedo. 
DENTES, DEDOS E UNHAS MANCHADAS
              Os dentes de fumantes costumam apresentar manchas amareladas ou castanhas; o espaço entre os dentes ganham tonalidades de cinza escuro. 
                    Ao segurar o cigarro próximo à ponta dos dedos as unhas ficam amareladas, o mesmo acontecendo com a pele entre o indicador e o dedo médio. A causa é o poderoso produto químico chamado alcatrão que é um dos componentes do cigarro. 
                 Os cremes dentais especiais amenizam temporariamente estes problemas. Entretanto estes cremes são muito abrasivos e afetam o esmalte e quando se volta a fumar as manchas reaparecem com mais nitidez. 
O MAU HÁLITO
               Uma tragada de cigarro contém cerca de 4.700 substâncias químicas. Junto com a saliva e a flora bucal eles criam micro organismos que produzem o mau hálito característico do fumante. A maioria dos fumantes sofre desse mal, mas não percebe porque o fumar interfere também no seu olfato e paladar. Além do mau hálito a fumaça fica impregnada nos cabelos e roupas. É por essa razão que os fumantes são rejeitados à curta distância.                                            
A ABSTINÊNCIA TEMPORÁRIA
               Todo o fumante é um dependente e entra em estado de desespero quando o maço acabou. O sinal mais visível da síndrome de abstinência é a tremedeira das mãos que o próprio não percebe.  Para evitar esta abstinência muitos fumantes carregam consigo mais de um maço de cigarros e isto só faz agravar o vício, tornando-o cada vez mais profundo e perigoso.     
CONCLUSÃO FINAL
                  Além de todos os males exaustivamente divulgados, fumar causa impotência sexual, câncer e também envelhecimento precoce da pele e de todo o organismo.
Nicéas Romeo Zanchett 
.
LEIA TAMBÉM > A HISTÓRIA DO CIGARRO > http://gotasdeculturauniversal.blogspot.com/2012/04/lendas-e-historia-do-tabaco.html 
     
    

Um comentário: