Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

OS GASES DO EFEITO ESTUFA e a FLATULÊNCIA DOS RUMINANTES

      OS GASES DO EFEITO ESTUFA e a FLATULÊNCIA DOS RUMINANTES 
Especialistas dizem que a flatulência dos ruminantes -(vacas, veados, girafas e outros)- é o terceiro fator para o agravamento do aquecimento global com 16% das emições de gases-estufa. Em primeiro lugar está a queima de combustíveis fósseis e em segundo de florestas que são emissores de dióxido de carbono. 
O Brasil é o grande pordutor mundial de carne bovina e, além disso, está sempre destruindo florestas para ampliação de pastagens e produção de monoculturas. Este fato nos coloca como um dos maiores poluidores da atmosfera global. O governo brasileiro diz que é difícil saber onde está havendo desmatamento e queimadas. Até parece que nunca ouviram falar em satélites que fotografam todos os recantos da terra a cada minuto. É uma desculpa que só engana os ignorantes. O Congresso brasileiro tem uma grande parcela de culpa por não fazer leis sérias que garantam o recebimento das multas que são aplicadas aos infratores. Os criminosos destruidores das florestas não dão a mínima importãncia para as tais multas  porque sabem que a justiça é branda e nunca conseguirá cobrá-las. Na prática, são aplicadas apenas para fazer bonito diante das câmeras de TV que sempre são chamadas para registrar as autuações. 
As flatulências dos ruminantes contêm um gás chamado metano -CH4- que colabora no agravamento do efeito estufa e é 23 vezes mais danoso que o dióxido de carbono -CO2- o principal gás-estufa. O metano  está presente no pum de quase todos os animais.
A quatidade de metano produzida pelos ruminantes é muito alta. Uma vaca é capaz de emitir cerca de 250 mímetros de metano com um único pum. Estes animais possuem um número muito maior de bactérias para ajudá-los na digestão da glicose das folhas que comem.  Cada pum de um ruminante é uma verdadeiro bomba contra a camada do ozônio. 
Quanto aos gases liberados pelos humanos não são tão poluidores. O gastroenterologista Dr. Dan Waitzberg, da Faculdade de Medicina da USP, fez alguns cálculos que nos ajudam a entender melhor esta questão. Segundo ele, uma pessoa emite cerca de 700 milímetros de gases por dia. Entretanto, deste total 360 milímetros são de hidrogênio, 68 milímetros de dióxido de carbono e apenas 26 milímetros são de metano. 
Quando analizamos friamente esta questão podemos perceber que a grande produção de gado para corte, que o mundo exige, é resultado da superpopulação mundial. Na verdade nosso planeta não comporta o exagerado número de pessoas que o povoa.  Ele já ultrapassou em mais de 30% a sua capacidade natural de alimentar satisfatóriamente a população mundial, sem prejuízo do meio ambiente. Precisamos reduzir drásticamente a natalidade humana ou a natureza fará o controle populacional de maneira inimaginavelmente cruel. As catástrofes climáticas que o mundo vem sofrendo é apenas um aviso da natureza sobre o que ela nos reserva para o futuro.
Nicéas Romeo Zanchett

Nenhum comentário:

Postar um comentário