Total de visualizações de página

domingo, 28 de julho de 2019

A REPÚBLICA DAS ABELHAS


                Escavações efetuadas no Egito descobriram potes de barro com mel datado de mais de 5.000 anos. Foi uma iguaria muito apreciada pelo faraó Ramsés, Cleópatra, Aristóteles, Platão, Napoleão Bonaparte, etc. 
              A abelha é um símbolo de trabalho e dedicação. Esse pequeno inseto, além de muito disciplinado, é incansável e seu exemplo de organização faz inveja a qualquer exército.         
               No Brasil a mais difundida é a Apis Mellífera adfansonii, vulgarmente chamada de Africana, com grande capacidade de produção e com mel de ótima qualidade. 
                  As abelhas não ouvem as ondas sonoras percebidas pelo homem, entretanto são dotadas de órgãos sensoriais muito apuradas, localizados nos olhos e antenas e com olfato muito apurada. Enxergam no escuro em todas as direções, mas apenas as cores azuis, amarelos e os ultravioletas. ( Esta última nós não percebemos). 
                Comunicam-se através da vibração das asas e das danças características que executam indicando a posição exata das flores e dos inimigos. Outras formas de comunicação são um mistérios mesmo para os cientistas que dedicam toda sua vida ao a estudo deste inseto. 
                 A colônia ou colmeia, é constituída de uma rainha, certa de 70 mil operárias e de três mil zangões. A rainha vive até 5 anos, sendo fecundada por até 10 zangões durante o voo nupcial em espiral para o alto, garantindo sua fertilidade por toda a vida. Leva 15 dias para nascer  e é maior que as outras por ser alimentada exclusivamente com geleia real e chega a por 3 mil ovos diários. Quando o ovo está fecundado nasce a operária, quando não,nasce o zangão e por isto diz-se que ele tem avô, mas não tem pai. 
               As operárias levam 21 dias para nascer e vivem 40 dias apenas. São dotadas de ferrão na sua parte posterior e, quando o ferrão fica preso à sua vítima, ela morre em seguida. 
                As operárias levam a seguinte vida: 
                Do 1º ao 3º dia de vida são faxineiras, limpando a colmeia e os favos. 
                Do 4º ao 14º dia são nutrizes, alimentando as larvas.
                Do 15º ao 21º  são engenheiras, construindo os favos e defendendo a colmeia. 
                Doº 22 ao 40º, são campeiras operárias, colhendo néctar e polem. 
                O zangão é o macho, não possui ferrão, não trabalha e vive apenas para fecundar a rainha, vivendo cerca de 80 dias. Seu super poder de olfato permite localizar uma rainha à incrível distância de 10 km. São um pouco moires que as operárias.  
  
A fisiologia da abelha
                Seu corpo é constituído de cabeça, tórax e abdome. Tem 6 patas, 4 asas e 2 olhos e 2 antenas e o ferrão. No adomem estão as glândulas serígenas (produzem cera), vesícula melífera, coração, ventrículo, intestino delgado, glândulas de olfato, ampola retal, traqueia ferrão, ovário, vagina e espermateca. Estes três últimos só são desenvolvidos na rainha. 
                Na cabeça estão as mandíbulas, língua de 6 mm, olhos, antenas e a faringe. No tórax estão as patas, asas e o esôfago. 

Como a abelha produz mel
                 Ela visita diariamente 1.000 flores colhendo néctar e pólen. O néctar passa pela faringe e esôfago, sendo armazenado na vesícula melífera onde se transformam em mel. Chegando à colmeia ela regurgita o mel no fundo dos alvéolos. O polem ela carrega nas patas e também os guarda nos alvéolos. A geleia real é produzida nas glândulas hipofaringeanas localizadas na cabeça. Se uma abelha só fosse produzir 1 Kg de mel teria de voar à distância até à lua e levaria 12 anos. 

A composição do mel
                O néctar, na vesícula melífera, passa pela ação de duas enzinas; a invertase, que transforma a sacarose em levulose, dextrose e a amilase que transforma  o amido em maltose. 
                    Sua composição final é a seguinte: 
                  Água........ 20% - Glicose ........ 33%  -   Levulose ......... 40%  -  Sacarose ........2%.
                  Contém ainda, proteínas, hormônios, vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina)   C (ácido ascórbico), B6 (piridoxina), 18 sais minerais, 9 tipos de antibióticos e ainda ácido málico, cítrico, pantotênico, acético, fórmico, glucônico e fólico. 

1 Kg de mel tem 3.400 calorias valendo por 50 ovos, 5,6 litros de leite, 1,7 kg de carne, comparando-se apenas às proteínas. Sua ingestão é muito fácil. 

Informação importante
                O mel puro apresenta-se fluído ou cristalizado. A cristalização depende do tipo de flor e da temperatura ambiente, entretanto, ambos apresentam os mesmos valores. A cristalização consiste na separação da glicose que é menos solúvel que levulose e consequente formação de hidrato de glicose (forma sólida). 
                 Não aqueça o mel em banho maria para torná-lo mais fluído, você estará destruindo as enzimas e os antibióticos. Conserve-o fora da geladeira em lugar seco. 

OUTRAS INFORMAÇÕES 
                   Cada um desses pequenos corpos quase imóveis trabalha sem cessar e exerce um mister diferente. nenhum conhece o repouso e aquele que, por exemplo, parecem mais entorpecidos e perdem de encontro aos vidros em cachos mortos, têm a tarefa mais misteriosa e mais fatigante, formam e segregam a cera. Mas, depressa encontraremos a pormenorização desta atividade unânime. Por agora, basta chamar a atenção sobre o caráter especial da natureza da abelha que explica a acumulação extraordinária deste trabalho confuso. A abelha é antes de tudo, e ainda mais que a formiga, um ser de multidão. Não pode viver senão em monte. Quando ela sai do cortiço, tão cheio que tem que romper, a golpes de cabeça, uma passagem através da muralha viva que a rodeia, sai do seu elemento próprio. Mergulha um instante no espaço cheio de flores, como o nadador mergulha no oceano cheio de pérolas, mas sob pena de morte é necessário, que com intervalos regulares torne a vir respirar a multidão, do mesmo modo que o nadador vem respirar o ar. Isolada de viveres abundantes e na temperatura mais favorável, morre ao fim de alguns dias, não de fome ou de frio, mas de solidão. Da acumulação, da cidade envola-se para ela um alimento invisível tão indispensável como o mel. É necessário que é preciso ter em conta para fixar o espírito das leis do cortiço. No cortiço o indivíduo não é nada, não tem senão uma existência condicional. Não é senão um momento indiferente, um órgão alado da espécie. Toda a sua vida é um sacrifício total ao ser inumerável e perpétuo de que ele faz parte.  
                     Não nos apressemos a tirar destes fatos conclusões aplicáveis à espécie humana. O homem tem a faculdade de não se submeter às leis da natureza; e saber-se se tem ou não razão em usar destas faculdades, é o ponto mais grave e mais obscuro da sua moral. 
                     Para finalizar precisamos levar em conta o que é "espírito do cortiço"; o que é e o que se encarna. Certamente não é semelhante ao instinto  particular da ave que sabe construir o seu ninho particular com perfeição e procurar outros céus quando chega o dia da emigração. Também não é um hábito maquinal da espécie que só procura cegamente viver o que esbarra contra os obstáculos do acaso logo que uma circunstância imprevista desorganiza a série dos fenômenos usuais. Pelo contrário, segue passo a passo circunstâncias originais, como um  escravo inteligente e rápido, que sabe tirar partido das ordens mais perigosas do seu senhor. 


NOTA MUITO IMPORTANTE
Corremos sérios riscos da extinção das abelhas devido aos agrotóxicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário